13 Dez.

Os alunos do 8.º 1 foram em visita de estudo ao Museu de Arte Sacra

Os alunos da turma 1 do oitavo ano visitaram, no dia 13 de dezembro, o Museu de Arte Sacra, no Funchal. Esta visita decorreu no âmbito das disciplinas de História e de Educação Visual, e visou proporcionar aos alunos a oportunidade de aprofundarem conhecimentos adquiridos nas aulas, contemplando, in loco, obras representativas do Renascimento flamengo.
O grupo foi gentilmente recebido pelo Dr. Martinho Mendes, responsável pelo Serviço Educativo do Museu, que, depois de uma breve explicação sobre a orientação da visita ao Museu, levou o grupo a analisar algumas obras emblemáticas do espaço museológico, integradas no Ciclo da Festa, destacando-se os retábulos São Nicolau e a Anunciação, ambos da escola flamenga e do início do século XVI.
Através da análise objetiva destas obras, através da identificação dos elementos estruturais da gramática visual, o nosso guia levou o grupo a identificar as principais características da pintura do Renascimento e a mergulhar nas narrativas que uma obra de arte de pintura guardam, reconhecendo que a arte sacra é uma arte cheia de simbologias, pelas cores utilizadas, pelos objetos representados e pela disposição dos mesmos.
Os alunos mostraram, sempre, uma atitude muito interessada e participativa.
Terminada a visita, e como já eram horas de almoçar, seguimos para o McDonald´s, onde o convívio foi de grande cumplicidade e de boa disposição. Depois, e já com a fome saciada, caminhamos pela Praça do Povo e pela Avenida Arriaga, desfrutando das decorações de Natal e de toda a efervescência própria da época natalícia.
No final, os alunos manifestaram vontade de repetir a experiência, afinal uma visita de estudo é sempre uma forma diferente de aprender…
O grupo-turma esteve acompanhado pelos professores Delta Pereira e Paulo Cardoso.