08 Mar.

Pegadas Femininas da História

“São as mulheres que nos inspiram para as grandes coisas…”, Alexandre Dumas

Em todas as épocas, houve sempre mulheres que lutaram contra as amarras sociais, morais e culturais que oprimiam e reduziam a mulher a uma condição de submissão e de dependência face ao homem, reivindicando, por direito, um espaço feminino na sociedade nas mais variadas áreas.
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, o Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas organizou a exposição - Pegadas femininas na História, onde se procurou lembrar e homenagear as mulheres de várias épocas e condições sociais que, com as suas vidas e feitos extraordinários, de irreverência, determinação e coragem foram, e continuam a ser, pegada inspiradora na História.
Para a realização desta atividade, foi precioso o trabalho desenvolvido pelos alunos da turma 1 do 8.º ano e das turmas 1 e 2 do 9.º ano na pesquisa, recolha, tratamento e organização de informação sobre mulheres que se notabilizaram nas mais diversas áreas, desde os primórdios dos movimentos sufragistas à atualidade, na política, na literatura, na arte, na ciência, na moda… e que, por isso, entraram na imortalidade. O Baú de Leitura agradece todo o empenho e brio que colocaram nesta atividade.
A exposição apresentada foi, apenas, uma pequenina amostra das conquistas femininas ao longo da História. Muitas outras caíram, anónimas, no silêncio do tempo…



Delta Pereira e Sílvia Oliveira,
professoras dinamizadoras do Baú de Leitura