22 Mar.

Dia da Árvore e da Floresta e Dia da Poesia, com a escritora Énia Gouveia

No Dia da Árvore e da Floresta e Dia da Poesia, falou-se sobre a Laurissilva da Madeira, poesia na Natureza, com a escritora Énia Gouveia.


    O Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas assinalou o Dia da Árvore e da Floresta e o Dia da Poesia, que se celebra no dia 21 de março, promovendo um encontro com a escritora madeirense Énia Gouveia, que apresentou a sua obra infanto-juvenil “Flora e Minos - O nascimento da Madeira”.
Tecida com os fios da descoberta do amor pela curiosa e sonhadora princesa Flora e pelo humilde pastor Minos, esta história fala sobre o nascimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo e contém descrições pormenorizadas e mágicas, pela beleza e frescura que guardam, das paisagens da floresta Laurissilva, sem esquecer a fauna madeirense.
    Neste encontro, integrado “Nas Asas do Génio Madeirense”, a jovem escritora falou para um público que integrava os alunos das turmas 1, 2 e 3 do 5.º ano que se mostraram sempre muito curiosos e participativos. Sempre jovial e sorridente, a convidada cativou os presentes com o seu conhecimento sobre a Laurissilva, satisfazendo, de forma solícita e entusiástica, todas as curiosidades e dúvidas colocadas pelos alunos.
    E porque neste dia se celebrou também o Dia Mundial da Poesia, e já em tempo de Primavera, houve tempo ainda para se ouvir o poema “Quando vier a Primavera”, de Fernando Pessoa, pela voz da aluna Catarina Raquel Gonçalves Fernandes, do 5.º 1.
    As professoras dinamizadoras do Baú de Leitura agradecem aos professores que acompanharam os alunos nesta atividade. As mesmas deixam o seu agradecimento aos alunos das turmas 1 e 2 que, sob a orientação das professoras Elsa Andrade e Marisol Silva, realizaram trabalhos alusivos às efemérides que deram ainda mais cor ao espaço da Biblioteca. Um agradecimento especial à professora Susana Luís que, uma vez mais, colaborou com o Baú de Leitura na construção das árvores que enfeitaram o interior e o exterior da Biblioteca.

 


As dinamizadoras do Baú de Leitura,
Delta Pereira e Sílvia Oliveira