22 maio

Visita de Estudo ao Parlamento Regional

Os alunos das turmas 1 e 2 do 9.º ano visitam a Assembleia Legislativa Regional, a casa da Democracia.

Nos dias 2 e 3 de maio, respetivamente, os alunos das turmas 1 e 2 do 9.º ano efetuaram uma visita de estudo à Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito da disciplina de História.
A visita de estudo começou no Salão Nobre, antiga Sala de Despacho manuelina, onde a nossa guia, a Dr.ª Maria do Carmo Jesus, fez uma breve contextualização histórica do edifício que abriga a Assembleia Legislativa, antiga Alfândega do Funchal do século XVI, e falou da importância deste órgão legislativo, evocando sempre a Constituição da República Portuguesa de 1976.


O grupo seguiu, depois, para a Sala Rosa, gabinete de reuniões do Presidente da Assembleia, e para a Sala de Reunião de Comissões, onde pôde observar algumas obras e peças de mobiliário que remontam aos séculos XVII, XVIII e XIX, nomeadamente a imponente tapeçaria de Guilherme Camarinha, alusiva ao descobrimento da Madeira e à importância estratégica do porto do Funchal no comércio, nos séculos XVI e XVII. Seguiu-se a Biblioteca, onde se destaca o magnifico teto de influência mudéjar, do século XVI.


Os alunos visitaram, por fim, o Hemiciclo. Aqui, a nossa guia elucidou os participantes quanto ao seu funcionamento, particularizando as funções desempenhadas pelo Presidente da Assembleia, o Dr. José Lino Tranquada Gomes.
Houve, ainda, oportunidade para visitar a Capela de Santo António da Mouraria, de meados do século XVIII.
Sempre muito sorridente, a guia cativou os presentes com os seus conhecimentos e com o seu discurso jovial, regado de humor e simpatia. Os alunos mostraram-se, sempre, muito atentos e participativos.
Esta atividade contou com a colaboração das professoras Catarina Marques e Liliana Pereira e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que assegurou o transporte.


Delta Pereira