26 Abr.
Pedro Vale apresentou a sua primeira obra – ‘Azul Instantâneo’

Pedro Vale apresentou a sua primeira obra – ‘Azul Instantâneo’

Para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora anualmente no dia 23 de abril, a nossa escola recebeu, no âmbito do projeto Baú de Leitura, o escritor Pedro Vale, que apresentou a sua obra primogénita – ‘Azul Instantâneo’. Fruto da compilação de textos que o autor foi escrevendo e partilhando, durante meses, na sua página pessoal no Facebook, ‘Azul Instantâneo’, mais do que um simples livro de instantes interiores, é uma obra de arte móvel, de poesia visual e concreta.
Nesta atividade, participaram os alunos da turma 1 do 9.º ano de escolaridade que, incentivados pelo professor Paulo Cardoso, de Educação Visual, trabalharam textos da obra através da transposição de linguagem verbal para a linguagem visual, dando corpo a uma bela exposição.
Com um discurso jovem, descontraído e entusiástico, e através da desconstrução de palavras, o escritor convidado levou os alunos ali presentes a construir ideias e a refletir sobre as diversas fases do processo criativo da obra, e desafiou-os a serem criativos, autênticos e livres no dia-a-dia, até nas redes sociais. Durante a atividade, os alunos foram exortados a darem corpo à sua criatividade na escrita e na leitura coletiva.
As professoras responsáveis pelo Baú de Leitura agradecem, uma vez mais, a colaboração generosa de todos os intervenientes que tornaram esta atividade possível.

Professoras responsáveis pelo Baú de Leitura,
Betty Freitas e Delta Pereira