História

02 maio

A Escola Básica e Secundária do Carmo passou a se chamar de Escola Básica e Secundária Dr. Luí­s Maurí­lio da Silva Dantas a partir do dia 11 de Dezembro de 2011 por despacho do Governo Regional desse mesmo dia de forma a homenagear o Professor Luí­s Dantas por ter desempenhado por mais de 30 anos o cargo de Chefe de Gabinete do Presidente do Governo Regional da Madeira.

 A Escola Básica e Secundária do Carmo herda o nome da padroeira da paróquia ali existente. A escolha de Nossa Senhora do Carmo como orago da paróquia deveu-se à sugestão do Padre Abel Ferreira, então coadjutor da paróquia de Câmara de Lobos, atendendo ao facto de existirem muitos carmelitas na localidade.

 Fazem parte desta paróquia os sítios da Caldeira, Rancho, Serrado do Mar, Caminho Grande e Preces e Fonte de Rocha.escola

 Aquando da sua criação esta paróquia (24 de Novembro de 1960) tinha 3700 pessoas, atualmente tem cerca de 6 mil.

 A Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Carmo ficou em regime de instalações pelo perí­odo de dois anos escolares, a contar da data de tomada de posse (1999/2000).  De referir que no ano letivo de 1999/2000 o atual edifí­cio não estava terminado, por isso as instalações provisórias foram a creche "O golfinho" situado no Serrado do Mar.

 O atual edifí­cio foi  inaugurado a 24-09-2000 pela sua Excelência o Presidente do Governo Regional Dr. Alberto João Jardim. Desde 11 de Dezembro de 2001 a escola passou a designar-se por Escola Básica e Secundária do Carmo

 No presente ano lectivo estão inscritos 950 alunos distribuí­dos pelo 2.º e 3.º ciclo e pelo ensino secundário.

Os alunos desta escola destacam-se pela enorme apetência para as artes nomeadamente música e o desporto.