×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/hallo2017

Additional info

Para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora anualmente no dia 23 de abril, a nossa escola recebeu, no âmbito do projeto Baú de Leitura, o escritor Pedro Vale, que apresentou a sua obra primogénita – ‘Azul Instantâneo’. Fruto da compilação de textos que o autor foi escrevendo e partilhando, durante meses, na sua página pessoal no Facebook, ‘Azul Instantâneo’, mais do que um simples livro de instantes interiores, é uma obra de arte móvel, de poesia visual e concreta.
Nesta atividade, participaram os alunos da turma 1 do 9.º ano de escolaridade que, incentivados pelo professor Paulo Cardoso, de Educação Visual, trabalharam textos da obra através da transposição de linguagem verbal para a linguagem visual, dando corpo a uma bela exposição.
Com um discurso jovem, descontraído e entusiástico, e através da desconstrução de palavras, o escritor convidado levou os alunos ali presentes a construir ideias e a refletir sobre as diversas fases do processo criativo da obra, e desafiou-os a serem criativos, autênticos e livres no dia-a-dia, até nas redes sociais. Durante a atividade, os alunos foram exortados a darem corpo à sua criatividade na escrita e na leitura coletiva.
As professoras responsáveis pelo Baú de Leitura agradecem, uma vez mais, a colaboração generosa de todos os intervenientes que tornaram esta atividade possível.

Professoras responsáveis pelo Baú de Leitura,
Betty Freitas e Delta Pereira

 

Additional info

O Baú de Leitura da nossa escola assinalou, uma vez mais, o Dia da Liberdade, que se celebra no dia 25 de abril, através da elaboração de dois cartazes com registos fotográficos da Guerra Colonial e da ‘Revolução dos cravos’.
Através deste ato simbólico, pretendeu-se apelar à história de Portugal, nomeadamente o golpe militar de 25 de abril de 1974 que pôs fim a 48 anos de ditadura, em que os portugueses viviam privados da liberdade e de direitos fundamentais, nomeadamente de expressar livremente o seu pensamento na escrita.
As professoras responsáveis pelo Baú de Leitura deixam um agradecimento muito especial à professora Cláudia Dantas que, muito generosamente, cedeu fotografias do seu pai enquanto militar em Angola, em 1971 e 1972, e à professora Luísa Margarita Vieira, que desenhou o rosto de José Afonso e o cravo que deram brilho à exposição.

Professoras responsáveis pelo Baú de Leitura,
Betty Freitas e Delta Pereira

 

Alunos do 9.º 2 e do 10.º 2 adquirem conhecimentos sobre como editar um livro na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos


No dia 26 de abril os alunos do 9.º 2 e do 10.º 2 assistiram, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, a uma palestra com o tema: “Como se prepara para fazer e editar um livro”, dinamizada pela Dr.ª Teresa Camacho, da empresa O Liberal - Empresa de Artes Gráficas.
Depois do acolhimento ao grupo, a conferencista fez uma breve apresentação, através da projeção de um conjunto de imagens, da empresa O Liberal, dos seus espaços e das diversas publicações que ali são feitas atualmente. Posteriormente, explicou aos presentes as diferentes fases do processo de edição de um livro.
Com esta atividade, os participantes tomaram consciência do longo processo de criação de um livro desde o momento que é uma simples ideia na mente de um autor até à sua edição e publicação, e certamente passarão a olhar para o livro com mais respeito, não só pelo conhecimento e prazer que guarda, mas também por respeito à complexidade do processo que envolve a sua edição.
Os alunos manifestaram interesse pelos assuntos abordados e estiveram acompanhados pelas professoras Delta Pereira e Tânia Relva.



No dia 24 de abril de 2017, os alunos da turma 6 do 8.º ano realizaram uma visita de estudo ao Engenho da Calheta para ampliarem os seus conhecimentos adquiridos nas aulas de História.
Datado de 1901, o Engenho da Calheta testemunha a importância da produção açucareira na história da Madeira, de onde se extraia, primeiramente, o açúcar e, depois, com a decadência da indústria açucareira nos finais do século XVI, a aguardente de cana e o mel de cana.
Uma vez aqui, os participantes puderam conhecer as instalações e todo o processo de transformação da cana-sacarina em mel e aguardente de cana.
Depois da visita, o grupo foi até à vila da Calheta desfrutar de um gelado num espaço pintado de sol e de mar.
Durante a atividade os alunos mostraram-se sempre muito curiosos e participativos.
O grupo deixa, aqui, um agradecimento especial ao Clube Desportivo Garachico que disponibilizou o transporte.

 


Delta Pereira

 

No passado dia trinta e um de outubro comemorou-se o Hallowe’en na nossa escola, com a realização de um concurso (dinamizado pelos professores de inglês do 2.º ciclo) de abóboras - jack-o'-lantern, alusivas ao tema, e executadas pelos alunos do 2.º ciclo da escola.
Os alunos vencedores foram:
Francisco José Ferreira Santos (5.º3) – 1.º lugar;
Daniel Gonçalo Ferreira (6.º3) – 2.º lugar;
Maria Inês Andrade de Sousa (6.º1) – 3.º lugar;
Lara José da Silva Barros (6.º2) – Eco prémio.
Ainda neste mesmo dia, os alunos do 6.º 2 e do 6.º3 tiveram a oportunidade de participar numa atividade relativa ao Hallowe’en no Museu “Universo de Memórias João Carlos Abreu”, a qual teve uma excelente recetividade por parte dos alunos.
     Os professores de inglês (grupo 220) agradecem, em particular, a todos os alunos que participaram no concurso, dando o seu melhor para apresentarem trabalhos fantásticos e criativos.
    Agradecem também ao conselho executivo, ao pessoal não docente e restante comunidade educativa que, de alguma forma, colaboraram e/ou participaram neste concurso!
     Agradecem ainda a colaboração das entidades que disponibilizaram alguns prémios e/ou contribuíram para este evento, nomeadamente as empresas: McDonald’s; Areal Editores; Leirilivro; Câmara Municipal de Câmara de Lobos e Museu “Universo de Memórias João Carlos Abreu”.
   
 Um muito obrigado a todos!

 {gallery}hallo2017:::0:0{/gallery}